CARREIRA & NEGÓCIOS

O que fazer?


Esse tema já deve ter sido publicado de outras maneiras aqui. As dúvidas dos que estão se formando na graduação.

O que fazer?

Alguns chegam num dilema até mais complicado: descobrem que não era bem aquilo que eles queriam.

Acompanho de perto muitos jovens e noto que essa dúvida é de certa forma recorrente. O excesso de informação a que foram expostos, os efeitos da geração multimídia, o testemunho – em alguns casos – de perda de emprego na família, a diversidade de carreiras, a ambição em ganhar dinheiro rapidamente, essas e outras coisas fazem os jovens terem mais dúvidas sobre suas carreiras do que certezas.

Qual a solução? Difícil dizer. Eu particularmente oriento a quem me pergunta a estudar (na graduação) aquilo que mais gosta. Assim a escolha posterior ficará mais fácil.

Na medida do possível oriento também a ter uma agenda para uma carreira solo. Ser um empreendedor! Talvez não no momento zero, mas dirigir a sua carreira para esse caminho.

Mas colocando em dia minha leitura sobre gestão me deparei com esse artigo guardado em meus favoritos. Richard Brenson, o fundador da Virgin, que começou com loja de discos (vinil) e hoje tem uma empresa que faz viagem para o espaço (dentre outras), dava sua resposta a jovens que estavam se formando mas não tinham um plano “pós-formado”.

Vejam abaixo o conselho de Brenson, numa tradução livre.

Hoje, muitos jovens se deparam com o problema de escolher qual carreira perseguir num mundo em constante mudança, onde os modelos tradicionais de negócios e de governo estão em transformação. O crescimento da internet ainda está abrindo novas oportunidades, e onde o Ocidente dominava o mercado global, agora temos uma nova ordem, onde China, India e Brasil estão emergindo. Estas mudanças trazem enormes incertezas.

Mais do que posicionar-se para estas mudanças futuras, use seus anos finais na faculdade para avaliar onde concentrar seu interesse e paixão, e procurar oportunidades para desenvolver mais seus conhecimentos e talentos. Se você ama música, mas não é um músico, use seu conhecimento de música para promover sua banda favorita ou trazê-los par sua cidade para um show.

 

Não se preocupe se seu caminho à frente ainda não é claro. Quando você se forma, muitas diferentes direções e caminhos inesperados aparecem na sua frente. Quando você começar a trabalhar, lembre de permanecer alerta para todas as oportunidades, enquanto manter foco nos seus interesses, e sua paixão e conhecimento ajudarão você a encontrar seu caminho, e sucesso. Pode levar algum tempo, mas será uma grande aventura. 

É isso aí. Um cara que quando saiu da faculdade ouviu de alguém lá dentro “Brenson, você será um milionário ou irá para a prisão”. Um empreendedor que acertou muito, errou mais ainda, quebrou algumas vezes, mas acredito que seja uma referência interessante para quem procura o que quer.

Em qualquer idade!

Quer ler mais sobre essa entrevista e a visão do Brenson?

http://www.openforum.com/articles/for-recent-graduates-many-paths-to-a-career

http://www.cbsnews.com/8301-505125_162-38945023/richard-bransons-advice-for-recent-grads/?tag=bnetdomain

Siga em frente. Mantenha o caminho. Ou não!

Anúncios

0 comentário em “O que fazer?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: